quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Cante Alentejano Património Imaterial da Humanidade



Orgulho. A palavra mais dita pelo povo português mas nem por todos sentida.
A verdade é que, na altura da candidatura do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade, muitas foram as pessoas que duvidaram e recusaram apoiar, achando até que esta não passava de uma perda de tempo.
As questões políticas ultrapassam, muitas vezes, aquilo que é o apoio à própria região. Por exemplo, na Assembleia Municipal da Cimbal, houve membros que se recusaram a apoiar a canditadura por esta ter sido proposta por uma câmara eleita pela CDU, como se pode comprovar na presente Nota de Imprensa.  



Parte da população do norte e centro do país, que, na verdade, nem sabe, nem quer saber o que é o cante alentejano manisfestam comentários deste tipo (um exemplo: “Um cão a obrar e os alentejanos a cantar, tem mais piada o cão. Se isto é património da humanidade vou ali e já venho.”), absolutamente deploráveis para quem não tem o mínimo de conhecimento sobre aquilo que é o Alentejo. Mas também existem alentejanos e pessoas mais próximas daquilo que é a nossa realidade, que mencionam comentários menos felizes em relação à cultura desta região, simplesmente porque se acham superiores.
O Cante Alentejano é uma característica do ser alentejano. Para o Alentejo é importante, é algo que nos marca e que vem de gerações antigas, não tendo um fim em vista.

2 comentários:

Unknown disse...

É inadmissível que existam pessoas que façam comentários depreciativos ao cante alentejano. Já que o Alentejo é tão "gozado" e posto em ultimo lugar como a região mais "atrasada", já nem me admira que agora não reclamassem também com esta conquista. Só mesmo quem nunca viveu de corpo e alma nesta região é que pode ter uma opinião de tão grande barbaridade. O nosso Alentejo tem muitas experiências de vida para contar e muitos ensinamentos para dar, basta senti-lo com o coração como os cantores ao cantarem as suas modas fazem. Para perceber que o cante alentejano traduz muito do que foram os nossos antepassados e a vida árdua que os trabalhadores tinham não é preciso muito, basta dedicar-mos o nosso tempinho a assistir a uma actuação de um grupo coral ou cantares alentejanos. Ainda hoje em dia é com muita frequência que nas aldeias mais provincianas do nosso Alentejo bem dentro do campo "entre serras e planícies" que o cante é um passatempo e forma de união e resultado de companheirismo para o povo e esse clima que se estabelece entre as pessoas não tem preço, tem um valor sentimental incalculável. Só quem sente o sabe!

João Simas disse...

Já têm tido oportunidade de ver a diferença entre um pensamento conservador e um pensamento reacionário. O reacionário é geralmente ignorante e é contra qualquer inovação, reage pela violência verbal ou física sem argumentos.