quarta-feira, 6 de junho de 2012

Bigodes Ilustres



 Para além de um uso acessório, o bigode, se aprofundarmos a sua história, averiguamos a sua importância política, como um elemento essencial na caracterização de várias classes sociais, assim como um caracterizador de ideologias praticadas pelo seu utilizador.
                De certo que todos nos temos um familiar ou conhecido que mantenha o uso, já em decadência, do bigode. O auge do seu uso deu-se entre o inicio do século XIX e a 1ª metade do século XX. Neste período vários tipos de bigode eram utilizados por vários tipos de classes sociais, sendo este um elemento que os caracteriza. Entre os que utilizavam mais podemos encontrar a monarquia pertencente a classe alta e a Burguesia como uma classe média alta em expansão. Porem os tempos mudaram, assim como os ideais estéticos, fazendo com que ele “caísse” no desuso.
                Assim a perseguição pela juventude eterna restringiu o uso do bigode a um número reduzido de indivíduos, pois o uso do bigode dá-nos um aspecto mais pesado e velho. Indo assim contra a politica indumentaria de muitas empresas, que apelam a um espírito jovem e a uma barba feita.

                Tiramos o exemplo de alguns bigodes políticos, filosóficos, cientistas, activistas e artistas:



 
Adolf Hitler - Líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, conhecido pelo seu bigode do tipo “toothbrush”. Qualquer homem que use um bigode parecido, poderá ser relacionado ao nazismo.
Joseph Staline - Líder soberano da União Soviética.
Lenine Líder do Partido Comunista e responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917.
Che Guevara - O líder revolucionário.
Gandhi - Um dos maiores pacifistas da história da humanidade.
Dalí- Importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Publicou um livro sobre o seu bigode, “Dalí’s Moustache”.
Einstein- Físico teórico alemão, conhecido por desenvolver a teoria da relatividade.
Martin l. King- Um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo.
Groucho Marx- Um comediante e actor estadunidense, a sua aparência e característica por detalhes como os óculos, o charuto, o espesso bigode e as sobrancelhas pintadas.
Fu Manchu- É uma personagem ficcional que aparece em uma série de novelas do escritor inglês Sax Rohmer, produzidas durante a 1ª metade do século XX.
Guy Fawks- Foi um soldado inglês católico que teve participação na "Gunpowder Plot " que tinha como finalidade assassinar o rei protestante Jaime I (sucessor da Rainha Elizabeth I) da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605.
Charlie Chaplin- Foi um dos actores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia Slapstick.

 
Deixo estes links a título de curiosidade:
http://www.youtube.com/watch?v=hFSjhe3JrP4
http://nettap.tumblr.com/post/379920767/a-little-morning-moustache-all-different

1 comentário:

André Nobre disse...

Este é realmente um tema pouco abordado, mas que se revela bastante interessante no desenhar das personalidades politicas apresentadas neste post. O bigode é sem duvida uma marca pessoal e social que pela sua localização mostrasse inseparável da própria identidade do individuo. Pela sua marca caracterizadora do individuo, este é sem duvida um elemento modificador do superficial do ser, que pretende mostrar muitas vezes a ideologias deste, ou então apenas pelo seu poder estético.
Por outro lado, podemos notar no presente um continuo desuso deste símbolo de autoridade, facto este que se deve à luta pela juventude eterna presente em tudo o que engloba a moda.