‘’Finalmente’’ pois a votação demorou dois dias, a resposta acabou por ser favorável e a notícia chegou a Portugal via SMS de Sara Pereira, directora do Museu do Fado a partir de Bali, na Indonésia.
O fado foi a última candidatura avaliada na sessão deste domingo, que terminou às 20h30 (12h30, hora de Lisboa). O breve discurso de António Costa (como está representado no filme abaixo), presidente da Câmara Municipal de Lisboa, entidade que formalizou a candidatura junto da UNESCO.O Dr. António Costa depois do seu discurso, fechou a intervenção de Portugal, deixando que a sala ouvisse Amália cantar ‘Estranha forma de vida’ através do seu iPhone. A sala levantou-se acompanhada com um esmagador aplauso.
Desde então, o fado não é apenas a canção dos portugueses, é um tesouro do mundo. Um tesouro que fala de Portugal, da sua cultura, da sua língua, dos seus poetas, da sua história e que agora é sentido e reconhecido mundialmente.
O fado é o primeiro tesouro português, mas, se tudo correr bem, já não faltará muito para que o cante alentejano e a cozinha mediterrânica portuguesa lhe façam companhia.
Sem comentários:
Enviar um comentário