segunda-feira, 28 de novembro de 2011

António Costa frente à UNESCO

Finalmente Fado como Património da Humanidade

A UNESCO aplaudiu a proposta de erguer o fado a património imaterial da Humanidade. ´
‘’Finalmente’’ pois a votação demorou dois dias, a resposta acabou por ser favorável e a notícia chegou a Portugal via SMS de Sara Pereira, directora do Museu do Fado a partir de Bali, na Indonésia.
O fado foi a última candidatura avaliada na sessão deste domingo, que terminou às 20h30 (12h30, hora de Lisboa). O breve discurso de António Costa (como está representado no filme abaixo), presidente da Câmara Municipal de Lisboa, entidade que formalizou a candidatura junto da UNESCO.O Dr. António Costa depois do seu discurso, fechou a intervenção de Portugal, deixando que a sala ouvisse Amália cantar ‘Estranha forma de vida’ através do seu iPhone. A sala levantou-se acompanhada com um esmagador aplauso.
Desde então, o fado não é apenas a canção dos portugueses, é um tesouro do mundo. Um tesouro que fala de Portugal, da sua cultura, da sua língua, dos seus poetas, da sua história e que agora é sentido e reconhecido mundialmente.
O fado é o primeiro tesouro português, mas, se tudo correr bem, já não faltará muito para que o cante alentejano e a cozinha mediterrânica portuguesa lhe façam companhia.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Rever o Blog de Ciência Política

Estava a vaguear pela Internet, e decidi espreitar o blog de Ciência Política, onde no ano passado cheguei a fazer algumas publicações engraçadas. Hoje, regresso, e vejo que continua activo, com novos protagonistas, e com novas mentes brilhantes a exporem temas e publicações.
Já tive oportunidade de dar uma olhadela, mas a NOVA vida de universidade não me deixa muito tempo para fazer algo além de estudar.
Aproveito para cumprimentar o Professor João Simas. Aos novos alunos de CP, tenho a dizer que aproveitem da melhor forma possível este último ano de Secundário, que mais tarde começa uma nova fase, bem mais exigente, mas de igual modo desafiante. Procurem ser melhores que a turma de 2010/2011, que modéstia à parte, era fantástica!

terça-feira, 15 de novembro de 2011