sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A utilidade desconhecida do voto em branco (a propósito das presidenciais)


Em Portugal, infelizmente, ainda se verifica uma percentagem elevada de abstenções quando se fala em "ir votar". Muitas pessoas não votam por várias razões, entre as quais o desinteresse pela política, o "trabalho que dá" ter que ir votar ou até mesmo o desconhecimento por parte de alguns portugueses em relação à política.
Sabiam que o voto branco é mais eficaz que as abstenções? Se votarem em branco, ou seja, se não escreverem absolutamente nada no boletim de voto, é mais eficaz do que se riscar o mesmo, votar-se no Pato Donald, no José Mourinho ou no Michael Jackson como alguns fazem.
Contudo poucas são as pessoas que desconhecem a verdadeira utilidade do voto em branco e nenhum político fala disto. Porquê?
Porque se a maioria de votos fosse em branco, as eleições teriam obrigatoriamente de ser anuladas e teriam que se realizar outras, mas com candidatos diferentes nas listas.
A legislação eleitoral tem esta opção para "correr com os que não nos agradam", mas ninguém fala nisso!
Portanto, no caso daqueles que se abstêm ou que riscam os boletins: não o façam, porque serão contados como votos nulos e não servirão para nada.
A maioria de votos brancos anula as eleições e demonstra que não queremos cá estes políticos!

4 comentários:

ASF disse...

Penso que tens toda a razão Carolina. Nos dias que correm, poucos são os cidadãos que exercem o direito de voto e não o fazem frequentemente, pois tal como referis-te, porque na maioria das vezes nem têm noção das propostas apresentadas pelos candidatos e nem mesmo de quem são os próprios candidatos.
Referis-te também que ao votar em branco, teriam que se realizar novas eleições e eleger novos candidatos mas tenho a dizer-te que segundo sei caso o número de votos em branco seja superior aos restantes votos, todos os deputados da Assembleia são substituídos.
De qualquer das formas, penso que é importante votar, seja em branco ou seja num dos candidatos.

António disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
António disse...

Eu não tinha conhecimento do efeito do voto em branco. Conheço várias pessoas que o fazem, e o motivo por elas dado é o seguinte: " Vou votar, porque muita gente lutou para que houvesse direito ao voto, voto em branco porque nenhum dos candidatos que se apresenta me agrada". Eu próprio concordo com este pensamento, caso efectivamente não se goste de nenhum candidato, tens toda a razão, é muito mais válido que a abstenção.

Carolina disse...

É mesmo, infelizmente a política é assim. Fala-se muito dela mas na hora de se apresentarem ideologias e o que é que cada candidato defende, aí ficam todos calados.